É evidente a existência de diversos modos de falar português no Brasil, onde cada região tem seu próprio modo. Mas todos esses são de uma mesma língua, a língua portuguesa.
Nenhuma região fala o português errado, como nenhuma fala corretamente.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mito 3: "As pessoas sem instrução falam tudo errado"



Esse mito além de ser um dos principais fatores responsáveis pelo preconceito lingüístico, também vem acompanhado de um preconceito social, que se baseia na idéia de que as pessoas de menor aquisição não sabem falar o português tido como correto, e difundido pelos poderosos.
O fato de a pessoa ser pobre, humilde e menos favorecida contribui para que ela seja tida como se nada soubesse. Esse mito também vem relacionado a questões políticas, devido à sistemática hierarquização do poder, a classe alta acaba espalhando a sua hegemonia, gerando diversos tipos de preconceito quanto o modo de falar de certas populações.
 Portanto, percebe-se que a sociedade de uma forma geral, marginaliza aqueles que pertencem a uma classe social desprestigiada, que não tem acesso a uma educação formal e aos bens culturais da elite brasileira. Dessa forma tais indivíduos são constantemente vítimas de estereótipos que os rotulam como possuintes de uma linguagem inferior e tida como errada, apenas pelo fato de ser diferente daquela língua ensinada nas escolas. Assim, as pessoas que possuem um nível de instrução menos elevado, sofrem preconceitos quanto a sua maneira de falar e pelo seu status social, que acaba por resultar nesse mito, só que é perceptível, que elas falam de acordo com o contexto social em que vivem, sendo assim válidas as suas formas de comunicação, pois são baseadas nos seus aspectos de convívio e de relacionamento.                                                               
Logo, fica claro, que o problema não está naquilo e na forma que se fala e sim, em quem fala o quê e de onde se fala, pois é notório constatar a elevada ocorrência de casos de preconceito regionais principalmente com a região nordeste.                                                      Nesse contexto percebe-se que tal mito é incoerente, pois leva em consideração uma visão preconceituosa acerca da classe social do individuo que fala diferente do usual.

Texto escrito por: Marianna de Casto Araújo Lessa

Um comentário:

  1. Devemos respeitar a cultuara de cada região. com suas diversidades linguística, embora o português seja unificado em todos país.

    ResponderExcluir