É evidente a existência de diversos modos de falar português no Brasil, onde cada região tem seu próprio modo. Mas todos esses são de uma mesma língua, a língua portuguesa.
Nenhuma região fala o português errado, como nenhuma fala corretamente.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Mito 6: "O lugar onde melhor se fala português no Brasil é o Maranhão"


Este é um mito existente aqui no Brasil que precisa ser desmitificado, pois não é através da localização geográfica que iremos classificar onde se fala o melhor português no Brasil.

As variedades lingüísticas dependem das necessidades que as comunidades possuem, da cultura assim também como do processo histórico por onde tais comunidades passaram. Se as variações deixarem de atender as necessidades das comunidades ela sofrerá transformações para se adequar.

No século XVIII o Maranhão foi o foco da mineração brasileira, tendo maior contato com as cidades européias e também com as cidades brasileiras. Tinha a melhor infra-estrutura do Brasil e também tinha o ouro, assim ocorreu uma grande migração para esta cidade, de estrangeiros para brasileiros. Por isso evoluiu tanto economicamente e socialmente. E foi assim que surgiu o mito de que no Maranhão se fala o melhor português do Brasil.

E esse mito ainda existe porque no Maranhão ainda se usa a forma pronominal “tu” seguida do verbo com terminação –s na segunda pessoa. Exemplo: Tu vais, tu queres, tu dizes.

Mas a regionalidade não deve implicar o melhor ou pior conhecimento da norma culta, pois é através da instrução que o adquirimos. As variedades lingüísticas são inevitáveis, pois os hábitos das comunidades estão em constante mudança, porém a norma culta não está em constante transformação, pois as pessoas em determinados locais não falam igual à norma culta.


Texto escrito por Marialua Mello Fabisak



Nenhum comentário:

Postar um comentário